Evangelho (Jo 12,44-50)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo: 44 Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45 Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46 Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47 Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48 Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49 Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50 E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, e também agora, existe um erro silencioso: achar que Jesus está fora.
Como se fosse apenas alguém que viveu há dois mil anos, distante, separado, quase inalcançável.
Mas quando ele diz “crer em mim”, o convite é mais profundo.
Não é apenas acreditar na figura histórica. É acessar o mesmo princípio que estava vivo nele, e está em cada um de nós.
Jesus é a expressão mais pura do que a gente também é, na nossa essência.
Um estado de consciência alinhado com o Pai.
Um estado onde não há divisão, não há medo, não há treva.
Por isso ele diz que veio como luz, não para ser admirado, mas para ser reconhecido. Reconhecido dentro.
E aqui está o ponto mais direto: toda vez que você ignora essa voz mais verdadeira dentro de você, você se afasta da luz.
Não porque alguém te julgou, mas porque você se desconectou de quem você realmente é.
E toda vez que você escuta e segue, mesmo que sutilmente, você volta.
A palavra não está fora. O julgamento não vem de fora.
É a própria verdade dentro de você que mostra, a todo momento, se você está em alinhamento… ou não.
No fim, “crer em Jesus” é parar de procurar fora e começar, de fato, a reconhecer e viver a partir do que já está dentro.
Eu sei exatamente o que é isso, já estive nesse lugar. Me sentido parado e sozinho. E o começo da saída foi parar de me sentir sozinho, foi ser acolhido. Por isso, hoje, eu faço um serviço de Escuta Ativa. Sem intromissão, sem julgamento, um momento só seu. Para você organizar sua ideias, desabafar e sentir que não está sozinho. Quer conversar, me chama no meu WhatsApp pessoal.
© 2026 All Rights Reserved.