Evangelho do dia 30/04

Evangelho (Jo 13,16-20)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Jesus Cristo, a fiel testemunha, primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou, em seu sangue derramado.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

-Glória a vós, Senhor.

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16 “Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17 Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes. 18 Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar.’ 19 Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20 Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão para a vida

No Evangelho de João, quando Jesus diz que o servo não está acima do seu senhor, ele aponta para uma ordem interior: não é a realidade que deve se curvar ao nosso querer, mas nós que devemos nos alinhar ao que acontece.

O Reino dos Céus, aquilo que não conseguimos explicar nem entender, deve ser mais importante que nossas vontades e expectativas.


Porque, no fundo, é isso que define onde você está: quando o medo governa, você vive querendo que as coisas aconteçam segundo a sua vontade; mas, quando a confiança, a entrega e a verdade governam, você aceita a realidade como ela é.


Isso não significa receber tudo com passividade, como se cada acontecimento fosse diretamente enviado por Deus e não houvesse o que ser feito.

Significa algo mais profundo: parar de resistir ao que já é. A dor não nasce do que acontece, mas da insistência em a gente querer que fosse diferente, do nosso jeito.

Quando você abandona essa resistência, você não se torna fraco; você se torna lúcido.


E é dessa lucidez que nasce a ação verdadeira. Você não age a partir da frustração ou da negação, mas a partir da realidade como ela se apresenta. Não é se conformar; é responder com verdade.

Porque é só quando você aceita o ponto de partida real que pode, de fato, ser feliz e transformar o caminho.

Você lê o Evangelho todo dia, vai na missa, reza... mas parece que nada muda?

Eu sei exatamente o que é isso, já estive nesse lugar. Me sentido parado e sozinho. E o começo da saída foi parar de me sentir só. Por isso, hoje, eu faço um serviço de Escuta Ativa. Sem intromissão, sem julgamento, um momento exclusivamente seu. Para você organizar sua ideias, desabafar e sentir que não está sozinho. Quer conversar, me chama no meu WhatsApp pessoal.

© 2026 All Rights Reserved.